Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Exclusão De Dados
Fórum Ativo Access > Componentes do Access > Tabelas e Relacionamentos
battoni
Bom dia a todos,

Estava estudando o material que o Osmar disponibilizou, muito bom por sinal, sobre o relacionamento de tabelas.
Tenho o seguinte caso, há um bd de Funcionários, onde há por exemplo um campo código que é a chave primária, um outro nº do crachá, e outro Nome, e ainda outros campos.
Existe um outro bd, que importa a tabela funcionarios do bd mencionado acima, ele serve para contralar as perdas que os funcionários tiveram durante a produção.
Ocorre o seguinte, qdo o funcionário é demitido, ele é excluído da tabela funcionários, mas o nome dele e as informação de perdas precisam ser mantidas no outro bd para consultas. Além disso a empresa após alguns meses reutiliza o nº do crachá.
Qual seria a melhor solução para esse problema?
Poderiam me orientar?

Um abraço,

Battoni
Nelson Sousa
Olá,

Não exclua, apenas crie um campo [DataDemissao] que, se estiver preenchido, indica a demissão do funcionário.

PS.: Seu BD ainda está aqui comigo, envia um endereço de email pra eu te mandar.
battoni
Bom dia Nelson, tudo bem?

Nesse caso se eu colocar a Data de Demissão como fica a questão do nº do crachá?
No outro tópico eu coloquei um link com o e-mail.

Um abraço,

Battoni
Nelson Sousa
Olá,

O número do crachá continua o mesmo, pois realmente é o mesmo. Numa busca pelo número do crachá, basta você filtrar aquele em que a data de demissão está vazia ou nula. Poderão existir 'n' funcionários com o mesmo número de crachá, mas apenas 1 deles terá a data de demissão vazia.
battoni
Por exemplo, se eu quiser fazer uma consulta que me mostre a relação de funcionários, mas os demitidos não devem aparecer.
Como fazer isso?
Você localizou no outro tópico o e-mail?

Battoni
Nelson Sousa
Olá,

Sua consulta ficaria mais ou menos assim:

SELECT.....seus campos....WHERE [DataDemissao] IS NULL.

Mostrará todos os registros cuja data de demissão é nula.

Já enviei seu arquivo.
battoni
Olá em que lugar coloco essa instrução?
WHERE [dataDemissao] IS NULL

SQL:
SELECT tabFuncionarios.nCracha, tabFuncionarios.Nome, tabFuncionarios.setor, tabFuncionarios.funcoes, tabFuncionarios.hManha1, tabFuncionarios.hManha2, tabFuncionarios.hTarde1, tabFuncionarios.hTarde2, tabFuncionarios.endereco, tabFuncionarios.tel, tabFuncionarios.cel, tabFuncionarios.email, tabFuncionarios.dataNasc, tabFuncionarios.estCivil, tabFuncionarios.cpf, tabFuncionarios.rg, tabFuncionarios.nfilhosM14, tabFuncionarios.grauInstr, tabFuncionarios.cursos, tabFuncionarios.convenios, tabFuncionarios.matricula, tabFuncionarios.dataAdm, tabFuncionarios.nCarteira, tabFuncionarios.serie, tabFuncionarios.pis, tabFuncionarios.agSantander, tabFuncionarios.ccSantander, tabFuncionarios.cbo, tabFuncionarios.gfip, tabFuncionarios.nDepIRRF, tabFuncionarios.exaPeriodico, tabFuncionarios.ppp, tabFuncionarios.pppData
FROM tabFuncionarios
ORDER BY tabFuncionarios.nCracha;

Battoni
OsmarJr
No Portal (www.ativoaccess.com.br), dê uma olhada em Artigos e SQL.

Tem muita coisa interessante ali.
battoni
Osmar,

Vou olhar sim pode deixar, mes teria como só me mostrar por hora como fazer o que pedi na dúvida anterior, pq ainda sou novato em Access e se eu partir agora para SQL vai complicar, ainda é cedo.

Um abraço

Battoni
Nelson Sousa
Usa o assistente de construção de consultas do próprio Access.
No campo [DataDemissao] na grade de critério coloque ´"É Nulo", sem as aspas.
O melhor a fazer quando se está iniciando é usar o Assistente do Access, depois você estuda o código que ele construiu.
battoni
Bom dia Nelson,

Deu certo, obrigado pela ajuda.
Uma outra pergunta, se eu quiser fazer a consulta onde só apareça os que foram demitidos, qual critério se usa?

Battoni
Nelson Sousa
Olá,

O critério ficaria como "Não é Nulo".
battoni
Mas com esse critério só será exibido os que foram demitidos?
Eu coloquei o no critério da data de Demissão mas ele não aceitou.

Battoni
battoni
Olá Nelson, descobri o critério que funciona: É Negado Nulo.

Obrigado pela ajuda,

Battoni
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2019 Invision Power Services, Inc.