Iniciar o Microsoft Access com opções de linha de comando

Você pode abrir automaticamente um banco de dados, executar uma macro, fornecer um nome ou senha de uma conta de usuário e outras opções quando inicia o Microsoft Access especificando opções na linha de comando.

Você pode especificar opções de linha de comando para o Microsoft Access no menu Iniciar do Windows ou para um atalho. Se você especificar opções de linha de comando para o menu Iniciar do Windows, o Microsoft Access será iniciado com essas opções quando utilizar o menu Iniciar. Se especificar opções de linha de comando para um atalho, o Microsoft Access será iniciado com essas opções quando você utilizar esse atalho. Para criar maneiras alternativas de iniciar o Microsoft Access, você pode criar vários atalhos e colocá-los em sua área de trabalho ou em uma pasta ou, então, adicioná-los ao menu Iniciar do Windows.

A. Iniciar o Microsoft Access com opções de linha de comando a partir do menu Iniciar do Windows
  1. Clique no botão Iniciar do Windows, aponte para Configurações e, em seguida, clique em Barra de Tarefas.
  2. Clique na guia Programas do Menu Iniciar e, em seguida, clique em Avançado.
  3. Clique duas vezes na pasta Programas.
  4. Clique duas vezes na pasta Microsoft Office (ou no nome da subpasta Programas onde o Microsoft Access está ins-talado). Se o Microsoft Access não estiver instalado em uma subpasta do menu Iniciar, você pode pular essa etapa.
  5. Clique com o botão direito do mouse no ícone de atalho do programa Microsoft Access, clique em Propriedades e, em seguida, clique na guia Atalho.
  6. Clique à direita do comando de inicialização do Microsoft Access na caixa Alvo e depois digite as opções de linha de comando desejadas.
Por exemplo, a linha de comando a seguir inicia o Microsoft Access e abre o banco de dados de exemplo Northwind para acesso exclusivo.

CODE
"C:\Arquivos de Programas\Microsoft Office\Office\MSAccess.exe" "C:\Arquivos de Programa\Microsoft Office\Office\Exemplos\Northwind.mdb" /excl

B. Iniciar o Microsoft Access com opções de linha de comando utilizando um atalho
  1. Abra a pasta onde o Microsoft Access está instalado (essa pasta costuma ser denominada Office na subpasta Microsoft Office da pasta Arquivos de Programas em sua unidade C).
  2. Clique com o botão direito do mouse no ícone do programa Microsoft Access e, em seguida, clique em Criar Atalho.
  3. Clique com o botão direito do mouse no ícone de atalho recém-criado, clique em Propriedades e depois clique na guia Atalho.
  4. Clique à direita do comando de inicialização do Microsoft Access na caixa Alvo e, em seguida, digite as opções de linha de comando desejadas.
Por exemplo, a linha de comando a seguir inicia o Microsoft Access, abre o banco de dados de exemplo Northwind para acesso exclusivo.

CODE
"C:\Arquivos de Programas\Microsoft Office\Office\MSAccess.exe" "C:\Arquivos de Programas\Microsoft Office\Office\Exemplos\Northwind.mdb" /excl


Observação
Após criar um atalho, você pode colocá-lo em sua área de trabalho ou em uma pasta ou adicioná-lo ao menu Iniciar. Procure "atalhos" na Ajuda do Windows para obter maiores informações.
Você também pode criar um atalho para abrir qualquer objeto de banco de dados do Microsoft Access diretamente a partir do Windows.

Opções de linha de comando de inicialização
A tabela a seguir lista as opções de linha de comando do Microsoft Access.
banco de dados Abre o banco de dados especificado. Inclua um caminho, se necessário. O caminho padrão é a sua pasta Meus Documentos.
/excl Abre o banco de dados especificado para acesso exclusivo. Para abrir o banco de dados para acesso compartilhado em um ambiente multiusuário, omita essa opção.
/ro Abre o banco de dados especificado com acesso somente para leitura.
/user nome do usuário Inicia o Microsoft Access utilizando o nome de usuário especificado.
/pwd senha Inicia o Microsoft Access utilizando a senha especificada.
/profile perfil de usuário Inicia o Microsoft Access utilizando as opções do perfil de usuário especificado, em vez das definições padrão do Registro do Windows criadas quando você instalou o Microsoft Access. Substitui a opção /ini utilizada em versões anteriores do Microsoft Access para especificar um arquivo de inicialização. O Microsoft Office 97 Developer, contém ferramentas e informações sobre criação de perfis de usuário.
/compact banco de dados de destino Compacta o banco de dados especificado antes da opção /compact e, em seguida, fecha o Microsoft Access. Se você omitir o nome de um banco de dados de destino após a opção /compact, o banco de dados será compactado com o nome e a pasta do banco de dados original. Para compactar sob um nome diferente, especifique um banco de dados de destino. Se você não incluir um caminho no banco de dados de destino, o banco de dados será criado por padrão na sua pasta Meus Documentos.
/repair Repara o banco de dados especificado antes da opção /repair e depois fecha o Microsoft Access.
/convert banco de dados de destino Converte um banco de dados de uma versão anterior (1.x ou 2.0) em um banco de dados do Microsoft Access 95 com um novo nome e, em seguida, fecha o Microsoft Access. Especifique o banco de dados de origem antes da opção /convert.
/x macro Inicia o Microsoft Access e executa a macro especificada. Uma outra maneira de executar uma macro ao abrir um banco de dados é utilizar uma macro AutoExec.
/cmd Especifica que o que se segue na linha de comando é o valor que será retornado pela função Command. Essa opção precisa ser a última opção na linha de comando. Você pode utilizar um ponto-e-vírgula ";" como uma alternativa para /cmd.
/nostartup Inicia o Microsoft Access sem exibir a caixa de diálogo de inicialização (a segunda caixa de diálogo que você vê quando inicia o Microsoft Access).
/wrkgrp arquivo de informação do grupo de trabalho Inicia o Microsoft Access utilizando o arquivo de informação do grupo de trabalho especificado.

Observações
Para executar um procedimento do Visual Basic para aplicativos ao abrir um banco de dados, use a ação Executar-Código em uma macro de linha de comando ou na macro AutoExec. Você também pode executar um procedimento do Visual Basic ao abrir um banco de dados criando um formulário com um procedimento do Visual Basic definido para seu evento OnO-pen. Especifique-o como formulário de inicialização clicando com o botão direito do mouse na janela Banco de Dados, clicando em Inicializar e, em seguida, inserindo esse formulário na caixa Exibir Formulário.

Para especificar uma barra normal (/) ou ponto-e-vírgula ";" na linha de comando, digite duas vezes o caractere. Por exemplo, para especificar a senha ;mjs/md na linha de comando, digite ;;mjs//md após a opção de linha de comando /pwd.