Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Relacionamentos - Quando Cada Fornecedor Fornece Um Único Produto
Fórum Ativo Access > Componentes do Access > Tabelas e Relacionamentos
giba
Pessoal,

Estou tentando fazer um "programa" de controle de compras (sem "VBA" ) onde tenho as seguintes tabelas:

Fonecedor:
CodFornecedor - Chave Primária (Texto)
NomeFornecedor

Produto
CodProduto - Chave Primária (numeração automática)
NomeProduto
PreçoUnitário

Pedido
NumPedido - Chave Primária (numeração automática)
CodFornecedor - Chave estrangeira (Texto)
Datapedido

DetalhesPedido
NumPedido - Chave Primária (Número)
CodProduto - Chave Primária (Número)
PreçoUnitário
Quantidade

Nesse caso cada fornecedor terá um código específico para o produto fornecido (fornece um único produto). Minha dúvida é como definir e implementar esse relacionamento (seria um-para-um ?).

Obs.: Já lí os artigos aqui do "site", porém, não consegui chegar a uma conclusão.

Grato
Giba
Nelson Sousa
Olá,

A relação é de um fornecedor pra vários produtos, mesmo que o produto seja único, na maioria das vezes este fornecedor fabrica vários produtos.

Um fornecedor pra vários pedidos, você vai fazer vários pedidos a um mesmo fornecedor.
Um pedido pra vários produtos, se o fornecedor tem vários produtos, no mesmo pedido você poderá pedir vários.

Uma dica:
Evite chaves primárias e estrangeiras no formato de texto. Números fazem a pesquisa mais rápida.
Argus
Realmente em todo sistema conhecido a relação é um Fornecedor para muitos Produtos. Mas se VOCÊ quer colocar um-para-um tire a tabela Fornecedor e coloque um campo na tabela Produto, assim:

Produto
CodProduto - Chave Primária (numeração automática)
NomeProduto
PreçoUnitário
NomeFornecedor
Nelson Sousa
rsrsrs...ainda assim continua um pra vários...no próximo produto pode-se repetir o código do fornecedor.
A solução é colocar-se o campo do fornecedor indexado e impedir a duplicação mas, não vejo necessidade pra tanto.
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2019 Invision Power Services, Inc.